A vivência do brincar
Caramba, carambola é um documentário poético que passeia pelas possibilidades de criar cultura infantil dentro das instituições públicas de ensino. Seu objetivo é contribuir para a formação do educador da infância, ajudando-o a compreender a importância de garantir tempos, espaços, materiais, relações para a brincadeira acontecer no dia a dia das escolas, e possibilitando-lhe buscar soluções simples.
Ao longo do vídeo, diversas falas reforçam a importância do brincar, como: "brincar é um jeito de existir" ou "a infância não pode esperar pelas crianças no lado de fora da escola". O DVD desperta a percepção de como é importante a vivência do brincar e aponta possibilidades de se entender o brincar brincando, não apenas entre as crianças, como também entre os educadores, e entre estes e as crianças e seus pais. Pode-se falar sobre o papel da ludicidade em uma reunião com as famílias, mas por que não promover um momento em que todos brinquem juntos? Nenhuma outra atividade terá maior impacto do que essa.
O próprio diretor do vídeo, Olindo Estevam, conta que a produção do material exigiu, num primeiro momento, uma vivência das brincadeiras. “Fizemos inicialmente esse caminho da experiência, da imersão, de passar o dia inteiro na escola, observando. Foi esse processo de sentir, de brincar junto: escorreguei na grama, caí, piniquei a perna”, relata.
Brincar na Plataforma
Caramba, carambola: o Brincar tá na escola é uma produção inspirada no
Projeto Brincar, que promove a reflexão sobre a infância e a adolescência, tendo como foco a brincadeira e o
letramento. É voltado para educadores de escolas públicas de Educação Infantil e de outras instituições que lidam com a primeira infância.
-Texto extraído da Plataforma do Letramento.